Até que o dinheiro vira um problema

Acho curioso como a maioria das pessoas começa a investir.

Quando adolescentes, a mesada é integralmente consumida pelas baladas, viagens e roupas da moda.

Um pouco mais velhos, já como estagiários, aproveitamos a mamata de morar na casas dos pais para turbinar os mesmos gastos: viagens mais sofisticadas, restaurantes badalados e os gadgets do momento.

Aí vem o primeiro emprego de verdade… depois o segundo, onde já se ganha razoavelmente bem.

No terceiro, onde finalmente começa a sobrar uma grana, você observa a conta corrente do banco engordando e aquilo te incomoda.  

Quando o dinheiro vira um problema, finalmente sente-se obrigado a fazer alguma coisa.

Isso acontece geralmente quando as pessoas têm seus 35 anos. Posso falar sobre isso com propriedade pois estou justamente nessa faixa de idade, e meus amigos me procuram recorrentemente com a pergunta:

"Re, estou com uma graninha parada lá no banco... Queria começar a investir em alguma coisa, o que você acha que eu devo fazer? Qual o melhor investimento para fazer agora?"

Por um lado, eu fico contente que os meus amigos estão prosperando e identificaram a necessidade de fazer alguma coisa com as suas poupanças. Isso é gratificante, de verdade.

Por outro lado, eu lamento pelo tempo perdido.

35 anos é muito tarde para começar a entender sobre investimentos. Com muita dedicação você passará a dominar os principais produtos e estratégias disponíveis no mercado de capitais aos 40.

Também é tarde não ter poupado nada até agora. Além já poder tido criado hábito de poupar e alguma musculatura de um investidor, míseros R$ 10 mil investidos há 10 anos atrás teriam se tornado 27.192,40, na aplicação mais conservadora disponível (Tesouro Selic).

Certamente não falo isso para eles. Afinal, que tipo de amigo falaria uma coisa dessas?

Mas o meu discurso tem sido sempre o mesmo: abra uma conta numa corretora e separe o seu dinheiro do dia a dia do seu dinheiro que é realmente investimento.

3 meses dos seus gastos mensais podem permanecer no banco. Isso é a sua reserva de emergência. O restante transfira imediatamente para um corretora.

XP, Rico e EasyInvest são ótimas opções. Estão entre as maiores, mais baratas e com maior oferta de produtos.

Só depois deste pequeno (ou grande) passo você estará realmente apto para começar a investir a sério.

Isso é exatamente o que eu recomendo para os meus amigos.

Só depois de garantir que ele o fizeram que eu recomendo em quais os títulos, fundos e ações que devem investir.

Mas tenha em mente:


Você não vai ficar rico da noite para o dia investindo
Comece com pouco, ganhe musculatura
Não invista em algo que você não entende
Diversifique
Em caso de dúvida, não faça

Se você recorre, atualmente, aos investimentos bancários tradicionais para rentabilizar seu patrimônio, saiba que mesmo dentre eles há oportunidades valiosas de ganhos adicionais e multiplicação de capital.

O NORD Wealth é o seu guia para as melhores alternativas de investimento até então disponíveis somente para os clientes mais abastados das instituições financeiras.

Através dele você descobrirá como obter maiores retornos sobre seus investimentos tradicionais, terá acesso às estratégias em renda fixa empregadas pelos melhores gestores de fortunas do mercado brasileiro, aos melhores fundos de investimentos e será guiado para se tornar sócio das mais bem-sucedidas empresas do país.



Renato Breia, CFP®

Em observância à ICVM 598, declaro que as recomendações constantes no presente relatório de análise refletem única e exclusivamente minhas opiniões pessoais e foram elaboradas de forma independente e autônoma.

Assuntos relacionados
Compartilhar este artigo
por Renato Breia
em 26/07/2018 para Planejamento Financeiro

Possui 13 anos de experiência no mercado financeiro. Antes de fundar a Nord Research passou pela Link Corretora, Galleas Asset, Rico Corretora e foi sócio da Empiricus Research. Formou-se economista pela PUC-SP, tem especialização em Gestão de Fortunas pela Columbia University e é Planejador Financeiro, CFP®.

Receba nosso conteúdo GRATUITO!