VALE: Mais flexibilidade à disposição

A Vale (VALE3) reportou na segunda-feira (18/05), a retomada das operações do seu terminal marítimo em Teluk Rubiah, na Malásia.


As atividades no local se encontravam suspensas desde o final de março, em função dos impactos operacionais da epidemia da Covid-19 em seu país-sede.


Teluk Rubiah funciona como um entreposto para remessas de minério à Ásia — principalmente à China —, que serve de estoque intermediário e plataforma para blending de minérios. Ao receber produtos com diferentes especificações (teor de ferro, nível de contaminantes, umidade) e dispondo de flexibilidade operacional para compor remessas condizentes com as especificações dos clientes finais, a Vale captura margens de intermediadores e desfruta de uma cadeia logística mais eficiente.


A retomada dá mais flexibilidade operacional à companhia em um momento no qual a China está extremamente demandante por minério. Mais recentes sinalizações de Pequim reforçam nossa visão de que o plano chinês de retomada econômica passará por massivos investimentos em infraestrutura, que devem se traduzir na manutenção da demanda por commodities metálicas em níveis aprazíveis.


Já faz um bom tempo que Vale é uma aposta do Nord Deep Value. Penalizada pelo mercado desde Brumadinho — situação equacionada do ponto de vista econômico-financeiro, cujas reparações vêm ocorrendo dentro do cronograma estipulado —, as Ações da Companhia oferecem oportunidade atrativa nos níveis atuais. Pesam a seu favor i) bons níveis de preço e demanda para o minério de ferro, ii) ganhos adicionais de margens operacionais decorrentes da desvalorização do real (pouco mais de metade dos custos da Companhia são estipulados na moeda local) e iii) excelente condição financeira, com endividamento controlado, forte geração de caixa e ausência de novos projetos de capital relevantes no horizonte próximo.


Compartilhar este artigo
por Ricardo Schweitzer
em 20/05/2020 para Nord Insights

Possui 14 anos de experiência no mercado financeiro. Antes de fundar a Nord Research passou pela Adviser Asset, Fundação CEEE, Sicredi Asset, Votorantim Corretora e Empiricus Research. Formou-se em economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Receba nosso conteúdo GRATUITO!