Vale a pena comprar BB Seguridade?

Para dar 100 por cento de transparência, recomendamos BB Seguridade (BBSE3) no Investidor de Valor no final de dezembro de 2017 e saímos ao final de fevereiro de 2018.

Para dar 100 por cento de transparência, recomendamos BB Seguridade (BBSE3) no Investidor de Valor no final de dezembro de 2017 e saímos ao final de fevereiro de 2018.

Não é do nosso feitio fazer movimentos bruscos – comprar e vender em 3 meses. Procuramos investimentos muito mais duradouros e baseados nos resultados das empresas.

E, se os resultados são, no mínimo, trimestrais, os investimentos se alongam por períodos muito maiores que este – temos as mesmas ações há anos.

Eu adoro BBSE. Empresa altamente lucrativa, negócio maravilhoso, sólido, sem dívidas, que pode crescer com a economia.

Mas BBSE tem 2 problemas principais: tem um contrato com o Banco do Brasil (BBAS3) que ninguém nunca viu (eles não divulgam) e o CDI (ou Selic).

Basicamente, as seguradoras vendem seguros, captam seu dinheiro e o investem para pagar o sinistro lá na frente (o que Buffett chama de float).

E o float de BBSE é quase que completamente investido na renda fixa – com a renda fixa dando sinais de poucos prêmios (como a Marilia comenta em seu vídeo maravilhoso), os resultados de BBSE podem continuar piorando no futuro próximo.

Além disso, teremos um possível IPO da gestora de recursos do Banco do Brasil que pode mudar a relação do Banco com a BB Seg (mudança no contrato)?

É sempre um risco enorme investir em negócios que dependem apenas de um contrato – vimos em WIZ (WISZ3), Multiplus (MULT3) e Smiles (SMLS3), ...

Mesmo negociando a reduzidos 15x lucros, no Investidor de Valor, ficamos de fora de BBSE. Por enquanto.

Em observância à ICVM 598, declaro que as recomendações constantes no presente relatório de análise refletem única e exclusivamente minhas opiniões pessoais e foram elaboradas de forma independente e autônoma.

Assuntos relacionados
Compartilhar este artigo
por Bruce Barbosa
em 09/01/2019 para Nord Insights

Possui 15 anos de experiência no mercado financeiro. Antes de fundar a Nord Research passou pelo BNP Paribas, HSBC e Empiricus Research. Formado em Engenharia de Produção pela USP e possui um MBA pela New York University.

Receba nosso conteúdo GRATUITO!