Unidas – Ebitda +32 por cento

Sobe, sobe e não fica cara – a melhor ação para 2019 tem resultados crescendo mais rapidamente do que as ações.

Unidas (LCAM3 ou Locamerica para os mais antigos) foi a última das locadoras a divulgar resultados para o 3T19.

Neste espaço, comentamos sobre as 3: como Localiza (RENT3) veio bom, mas com margens impactadas, e como Movida (MOVI3) veio fortíssima.

Unidas, nossa escolha como a melhor ação para 2019, veio dentro do esperado e mantendo seu ritmo forte de expansão.

Os números são impressionantes – e simples de entender. Unidas compra mais carros, coloca os carros para serem alugados e rouba mercado das locadoras pequenas (linda).

Essa dinâmica elevou em +28 por cento sua frota, receita líquida subiu +52 por cento, Ebitda +32 por cento e lucro +44 por cento.

A receita de RAC (aluguel de carros, +54 por cento) cresceu com uma maior frota operacional, mesmo com a redução de 11 lojas e tarifa média -7 por cento. Enquanto em GTF (gestão de frotas, +23 por cento), o crescimento da frota veio acompanhado de uma tarifa média +14 por cento.

No 3T19, Unidas comprou 34 mil carros e vendeu 18 mil. Com isso, Seminovos (receita +70 por cento), com 30 novas lojas, carros mais novos e um mix melhor (carros mais vendáveis), cresceu tanto em volume de vendas, quanto em preço médio de venda.

Vender carros não é como as locadoras ganham dinheiro, mas é de onde elas podem perder. Com frotas enormes (154 mil carros), comprar e vender é central para o negócio.

Colhendo os benefícios do crescimento, que dilui custos, todos os segmentos apresentaram evolução de margem Ebitda. No RAC foram +1,1 p.p., em GTF +0,4 p.p.

Por fim, o gráfico mais importante da bolsa:

ROIC (Rentabilidade sobre o capital investido). Fonte: Movida.

O ROIC de LCAM continua alto e estável (11,6 por cento), enquanto o custo do capital (dívida) continua caindo com o CDI (5,1 por cento).

Maravilhosa combinação para o acionista – grande criação de valor para o investidor.

Mesmo subindo +49 por cento em 2019, o resultado de LCAM cresce mais rapidamente do que as ações.

Com este prisma, fica muito fácil entender por que Unidas é nossa escolhida como melhor ação para 2019 – enquanto Movida cresceu mais neste trimestre, Unidas foi bem melhor no 2T19 e sua governança nos deixa dormindo mais tranquilos à noite.

Negociando a míseros 9x Ebitda e 25x lucros, LCAM acelera forte o Investidor de Valor.



Em observância ao Artigo 22 da Instrução CVM nº 598/2018, a Nord Research esclarece que oferece produtos contendo recomendações de investimento pautadas por diferentes estratégias e/ou elaborados por diferentes Analistas. Dessa forma, é possível que um mesmo valor mobiliário encontre recomendações distintas em diferentes produtos por nós oferecidos. As indicações do presente Relatório de Análise, portanto, devem ser sempre consideradas no contexto da estratégia que o norteia.


Assuntos relacionados
Compartilhar este artigo
por Bruce Barbosa
em 08/11/2019 para Nord Insights

Possui 16 anos de experiência no mercado financeiro. Antes de fundar a Nord Research passou pelo BNP Paribas, HSBC e Empiricus Research. Formado em Engenharia de Produção pela USP e possui um MBA pela New York University.

Receba nosso conteúdo GRATUITO!