Resiliência é o nome do jogo

Estamos caminhando para a parte final da temporada de resultados do 3T20, período este que é sempre bastante intenso para nós, analistas.

Do lado de cá, fica o sentimento geral de que muitas empresas estão gradualmente se recuperando em relação aos meses mais críticos observados no 1T20 e 2T20, nos quais os efeitos da pandemia bateram de forma bem mais intensa e inesperada.

O ano de 2020, de uma forma geral, também foi um período para que as empresas olhassem para dentro de casa e verificassem o que poderia ser feito, já que muitas vezes o top line não ajudou. Isso contribuiu – e muito – para o desempenho operacional.

Por outro lado, também me marcou o fato de que uma classe específica de empresas sofreu pouco (ou quase nada) durante a pandemia, levando-nos a crer que 2020 não foi um ano muito diferente dos outros.

Sim, observamos isso em algumas teses do Nord Dividendos: empresas que se mantiveram resilientes, com baixa inadimplência, boa geração de caixa e com o compromisso da gestão em distribuir patamares elevados de dividendos.

Estou falando que está tudo um mar de rosas? Claro que não!

Muito pelo contrário. Inclusive, nos preocupamos bastante em alguns momentos deste ano no que se referia à capacidade dessas empresas em seguir distribuindo bons dividendos, por mais blindada que seja a natureza de alguns modelos de negócio.

É, de fato, para saudar o bom desempenho! No entanto, independentemente de qualquer coisa, é necessário sempre monitorar bem de perto todos os riscos e o contexto atual de incertezas que estamos vivendo.

Conservadorismo e pé no chão sempre.

Um abraço,


Compartilhar este artigo
por Guilherme Tiglia
em 13/11/2020 para Nord Insights

Engenheiro de Produção pelo Instituto Mauá de Tecnologia e pós-graduando em Finanças pelo Insper, iniciou sua carreira no Itaú-Unibanco em 2016. Integrou também as equipes da Quasar Asset Management e da Quatá Investimentos, atuando com análise de crédito corporativo e performance empresarial. Ingressou na Nord Research em julho de 2019, como parte da equipe do Nord Dividendos.

Receba nosso conteúdo GRATUITO!