Procuram-se empresários em Via Varejo

Só nos últimos 5 dias, VVAR3 se valorizou mais de 20%.

Um empresário na bolsa

“A maioria dos empresários da região de Londrina acha que a Bolsa de Valores é um negócio arriscado. Acontece que eu sou um empresário que compra empresas através de uma holding – o meu fundo. Todo o meu patrimônio está investido nisso. Por acaso as ações dessas 12-15 empresas do meu portfólio são negociadas todos os dias na Bolsa e, geralmente, esses empresários têm só uma empresa. Se você analisar friamente, o meu risco é muito menor do que o deles."


Esse trecho eu tirei de uma conversa que tive com um dos gestores de fundos de ações de maior sucesso nos últimos 10 anos: Cesar Paiva, da Real Investor.


Há algo bastante comum entre gestores brilhantes: a capacidade de explicar coisas complicadas de maneira bem simples.


Você não investe numa Ação digitando quatro letrinhas e mais um número no home broker.


Como disse o Cesar, você adquire uma participação num negócio que acontece no mundo real, e a velocidade com que as coisas acontecem no mundo real é bem diferente daquela com que você executa uma ordem no HB.


Digo isso porque temos visto um otimismo extremo com a tese de Via Varejo – e isso realmente nos preocupa.


Só nos últimos 5 dias, VVAR3 se valorizou mais de 20%.


É impossível acreditar que uma empresa em reestruturação profunda, como é o caso de Via Varejo, ficou 20 por cento melhor nos últimos 5 dias – assim, quase instantaneamente.


No mundo real, as coisas simplesmente não funcionam assim.


Para entender o que estamos dizendo, gostaria que você embarcasse nessa retrospectiva de Via Varejo sob a ótica da Nord Research:


Linha do Tempo de Via Varejo



17/01/2019: Após meses de estudo e uma análise minuciosa, Ricardo Schweitzer publica recomendação de VVAR3 no nosso produto de Ações mais arrojado, o Valor Extremo.


VVAR3 = 5,05 reais


17/04/2019: Com a reestruturação do Valor Extremo, Via Varejo passa a figurar entre recomendações do Nord Small Caps.


VVAR3 = 4,01 reais


23/04/2019: Via Varejo divulga resultados com fraca performance de vendas no 1T19, mas com progressos muitíssimo expressivos na redução de despesas operacionais – que possibilitaram forte recuperação da margem EBITDA a despeito da conjuntura desfavorável e da persistência de desafios internos. Na ocasião, o Ricardo reiterou "Valuation beira o ridículo: já incorporados números do 1T19, VVAR3 negocia a 3,6 vezes EBITDA dos últimos 12 meses. Em se confirmando evolução de margens, isto significa 2,2 vezes EBITDA 2019. É excepcionalmente baixo, o que torna VVAR uma aposta extremamente barata."


VVAR3 = 3,93 reais


25/04/2019 - Live: Chegou a hora das Small Caps - Como fazemos em todas as séries da Nord, escolhemos VVAR3 para ser a embaixadora* da Carteira Nord Small Caps, e divulgamos para o público em geral.

VVAR3 = 4,02 reais


2/05/2019 - A Companhia convoca uma Assembleia Geral para discutir a retirada da poison pill de seu Estatuto Social. Esse dispositivo, na prática, obriga qualquer interessado em adquirir mais do que 20% da empresa a fazer a oferta por 100% da companhia. Via Varejo propôs sua retirada, justamente, para abrir caminho para uma troca de comando.


VVAR3 = 4,14 reais


3/06/2019 - Aprovação da retirada da poison pill.


VVAR3 = 4,96 reais


6/06/2019 - De forma a estarmos alinhados com os nossos leitores e assinantes, fizemos a Live: Breia compra R$ 100 mil (duas vezes) de VVAR3 ao vivo

VVAR3 = 4,90 reais


14/06/2019 - O Pão de Açúcar vende a Companhia a mercado, num leilão que movimenta 2,3 bilhões de reais. Michael Klein figura entre os principais compradores.


VVAR3 = 4,95 reais


15/06/2019 - Michael Klein anuncia que aumentou sua participação na Companhia e sinaliza apetite para adquirir mais 200 milhões de reais em Ações.


VVAR3 = 4,86 reais


01/07/2019 - Anunciada a saída de diversos executivos da Companhia.


VVAR3 = 5,12 reais


02/07/2019 - Anúncio do novo time de gestão.


VVAR3 = 5,45 reais


02/07/2019 - VVAR3 negocia 459 milhões de reais no dia, sexta colocada em volume de negócios no dia.


VVAR3 = 5,99 reais



Seja empresário


Desde o dia da live em que revelamos nossa confiança no case até ontem, a Ação se valorizou +52 por cento.

Uma recompensa para quem entendeu os motivos de uma aposta tão favorável ao investidor e teve psicológico para aguentar a enorme volatilidade até aqui (que deve continuar).


Mas quem realmente entendeu a tese do Ricardo sabe que o objetivo nunca foi surfar a alta que poderia acontecer em algumas semanas.


O sucesso de Via Varejo nada tem a ver com a valorização das Ações em função de notícias e expectativas ou com os recordes no volume de negociação.


Se você assimilou o conceito de ser empresário, a sua maior preocupação deveria ser com a capacidade da nova gestão em tocar um ambicioso plano de reorganização da Companhia.


O tão comemorado novo management terá muito trabalho a frente.


Uma melhora vai acontecer da noite para o dia? Não.


A mudança virá do mundo real, nos resultados trimestre após trimestre.


Existe um potencial enorme de reprecificação, conforme o Ricardo sugeriu no comentário do resultado do dia 23/04.


"Vale a pena tomar o risco? Sim. Para além de todos os problemas, a companhia segue geradora de caixa e, excluindo não-recorrentes, segue entregando ROIC na casa de dois dígitos baixos."


Aos preços atuais, nos parece uma pechincha com chances de virar algo muito melhor no longo prazo.


Mas, por ora, postura de sócio e empresário, por favor.


*EMBAIXADORAS


Na Nord, a gente faz o máximo para ser o mais transparente possível, e, às vezes, é um pouco difícil explicar as diferentes estratégias oferecemos.


Por isso, escolhemos alguns ativos para serem símbolos de algumas séries, nossas embaixadoras.


É assim com ITSA4 no Investidor de Valor.


Foi assim por mais de 7 meses com Apex no Nord Fundos (fechou para novos investidores).


E, por nossa sorte, a tese que escolhemos para explicar que tipo de Ação recomendamos no Nord Small Caps foi Via Varejo. Por isso, ela foi divulgada. Apenas uma.


A série conta com outras 6 Ações, talvez algumas até mais promissoras do que VVAR3.


E ficamos muito tranquilos em divulgar uma recomendação de cada série, pois sabemos que o verdadeiro valor para o assinante está no acompanhamento constante.


Além das recomendações propriamente ditas, o Ricardo tem feito um trabalho espetacular pelo WhatsApp.


Toda a vez que há algo novo a respeito de alguma Ação da série, ele envia uma mensagem para os assinantes.


Com essa euforia toda em relação a Via Varejo, é natural que ela tenha sido o centro das atenções dos últimos dias.


Este foi o print que eu tirei ontem do meu celular, pois também estou a lista de transmissão do Ricardo.




Por isso, se pretende ser um empresário investindo em Small Caps, deixo aqui o convite para se juntar a nós no grupo capitaneado pelo Ricardo.


Aproveite as promoções


Um abraço,


Compartilhar este artigo
por Renato Breia
em 04/07/2019 para Nord Insights

Possui 14 anos de experiência no mercado financeiro. Antes de fundar a Nord Research passou pela Link Corretora, Galleas Asset, Rico Corretora e foi sócio da Empiricus Research. Formou-se economista pela PUC-SP, tem especialização em Gestão de Fortunas pela Columbia University e é Planejador Financeiro, CFP®.

Receba nosso conteúdo GRATUITO!