Problema ou solução?

Investir na bolsa deixou de ser apenas uma opção, mas tenha cuidado! Tem muita gente por aí querendo te enganar.

A montanha problemática

Trem-bala.

A East Japan Railway Company (JR East) é a maior das 7 companhias que assumiram os ativos ferroviários japoneses quando o governo do país resolveu privatizar o setor, em 1987.

A companhia transporta mais de 6,5 bilhões de passageiros por ano nos mais de 7,4 mil quilômetros que possui em suas linhas ferroviárias. O principal negócio da companhia são os Shinkansen – seus trens-bala, capazes de transportar passageiros a 320 quilômetros por hora.

Em várias regiões do Japão, o modal ferroviário é muito mais importante do que qualquer outro, mas o terreno montanhoso japonês não faz a vida das companhias ferroviárias nem um pouco fácil.

Para a JR East, a rota mais rápida entre as cidades japonesas é através das montanhas, não ao redor ou por cima delas. Isso significa que construir túneis é uma atividade comum e essencial para a empresa.

Apesar de toda a expertise adquirida pela companhia, o túnel que precisava ser perfurado através da montanha Tanigawa (que tem o apelido de “montanha da morte”, por conta da quantidade de vidas perdidas dos escaladores) apresentou um novo desafio.

No meio das perfurações, o túnel ficou cheio de água. Os melhores engenheiros da empresas tentaram de tudo, mas a água continuava a penetrar no túnel. Tentaram drenar e bombear a água para fora do túnel, mas nenhuma iniciativa obteve êxito.


O mecânico que focou na solução

Garrafa de água japonesa.

Enquanto estavam focados no problema, nenhuma solução foi encontrada. Mas um dos mecânicos responsáveis pela manutenção nas máquinas de perfuração (que não estava preocupado com o que fazer com a água, afinal, esse não era o trabalho dele) enxergou o problema sob uma ótica completamente diferente.

Ele estava com sede e deu uma golada na água do local. Segundo ele, aquela foi a água mais gostosa que já havia tomado, era tão boa que deveria ser engarrafada, e foi essa a ideia que deu para o seu chefe.

De boca em boca, a mensagem foi subindo até chegar aos diretores da empresa e, dessa maneira, nasceu a água Oshimizu, que se tornou uma subsidiária da JR East.

Foi descoberto que a água leva 10 anos para fazer o percurso que sai da neve no alto da montanha e, à medida que se infiltra, adquire minerais saudáveis e um sabor sem igual.

No começo, a companhia vendia a água apenas nas máquinas que possuía em suas plataformas de embarque. Mas ela ficou tão famosa que expandiram sua produção, e a subsidiária se tornou um negócio de quase 100 milhões de dólares por ano atualmente.


Não é possível viver sem risco

O mecânico que teve uma ideia multimilionária não fez nada de extraordinário, ele apenas se recusou a enxergar a água como um problema. Dessa forma, ele transformou um problema em um ativo.

É claro que a companhia teve que abrir mão de investir no túnel que atravessava a Tanigawa, mas isso simplesmente não era mais uma opção viável, assim como ter seu patrimônio alocado apenas na renda fixa também não é ideal, em vista da realidade atual do Brasil.

Há alguns anos, era possível obter retornos de quase 15 por cento ao ano investindo em títulos do governo e correndo apenas o risco soberano (o menor possível) e dobrar seu capital em apenas 5 anos.

Selic Meta. Período: 2011 – 2020.

Selic Meta. Fonte: Bloomberg

Mas nas condições atuais, para dobrar seu patrimônio investindo da mesma maneira, seriam necessários 35 anos. Isso mesmo: trinta e cinco anos. É por isso que ter ao menos uma parte do seu patrimônio em renda variável deixou de ser apenas uma opção, é quase uma obrigação.

Por conta desse “problema” (que é a realidade de qualquer país desenvolvido há muito tempo), o número de investidores na bolsa, que passou anos sem crescer até 2016, já saltou de 500 mil para 3,2 milhões nos últimos anos.

Acredito que seja apenas o começo de uma nova era, cuja mentalidade dos brasileiros enxerga a bolsa como uma forma de investir em empresas para o longo prazo – assim como os americanos, que têm mais da metade da sua população investindo em ações.

Ao mesmo tempo, preocupo-me por existirem muitas pessoas e empresas se aproveitando desse movimento de migração para a bolsa para vender sonhos inalcançáveis.

Tenho certeza de que você já foi impactado, mais de uma vez, por promessas de dinheiro fácil, rápido ou garantido na bolsa. Isso até existe, mas não para você ou para mim.

Quem vende um curso milagroso, uma fórmula mágica infalível, um retorno garantido configura alguns exemplos de quem ganha dinheiro se aproveitando de investidores iniciantes.

A bolsa pode, sim, deixá-lo MUITO rico. É só olhar para a lista da Forbes que você encontrará vários investidores que ficaram bilionários com ações, alguns bastante famosos – como o Buffett, nos EUA, ou o Barsi, aqui no Brasil.

Mas estude as histórias dos investidores de ações de maior sucesso e você verá que todos que alcançaram grandes feitos não o fizeram do dia para a noite, mas sim com muita disciplina e, principalmente, paciência.

Eu não quero que você se aventure sozinho na bolsa nem que caia em uma das diversas propagandas enganosas que existem aos montes por aí, portanto faço um convite:

Se você está começando a investir agora, recomendo fortemente que conheça o Investidor de Valor, um produto que é muito mais do que uma carteira recomendada, é tudo aquilo que eu gostaria de ter conhecido no começo da minha jornada como investidor, para evitar que tivesse que sofrer as dores da Minha História de Fracasso.

Se você já é um investidor com mais conhecimento sobre a bolsa e quer superar o retorno do mercado utilizando as filosofias de investimentos que mais fizeram milionários ao redor do mundo, venha conhecer o melhor do Value Investing e do Growth Investing no Combo Alpha Stocks.

É importante reforçar que o Combo Alpha Stocks tem, entre as séries de sua composição, o ANTI-Trader. Como você sabe, esse produto do Bruce terá um aumento de preços hoje, às 23h59. Isso vai gerar efeito cascata em outros combos.

Portanto, aproveite o momento e faça sua inscrição ainda com o preço antigo.

Abraço,


Compartilhar este artigo
por Rafael Ragazi
em 05/03/2021 para Nord Insights

Iniciou sua carreira como Analista na Investor Consulting Partners (assessoria especializada em M&A e finanças corporativas).Posteriormente, foi Gerente de Novos Negócios na Wise Up|Somos Educação (enquanto investida da Tarpon Investimentos) e Sócio responsável pela área comercial e membro do comitê de investimentos da Luminus Capital Management.

Receba nosso conteúdo GRATUITO!