Óleo e gás: o perde e ganha da retomada não oficial da atividade

Retomada contribui para as companhias do setor de óleo e gás, mas a informalidade desse processo ainda preocupa.


Nesta semana, o Ministério de Minas e Energia reportou alguns dados sobre como estão as atividades de operação em diversos setores até o final da semana passada e, como de costume, trouxe os dados da utilização das refinarias da Petrobras (PETR4).

No final do mês de março, a taxa de utilização ficou abaixo dos 55 por cento e permaneceu por ali até meados de abril. O baixo desempenho foi reflexo de um menor consumo de combustíveis por conta dos efeitos do distanciamento social, que começaram no Brasil na segunda quinzena de março e permanecem até hoje.

Fonte: MME, Ministério de Minas e Energia.

A melhoria no indicador reflete o menor respeito às regras de isolamento social impostas nas principais cidades do país.


As pessoas têm saído de casa cada vez mais, desde o final de março. São Paulo, epicentro da pandemia, registra taxas de isolamento abaixo de 50 por cento em dias úteis, e entre 55 e 60 por cento nos fins de semana, taxas abaixo do recomendado pela OMS que é de 70 por cento.

Fonte: Google e Agência EPBR

Como consequência, a utilização das refinarias está se recuperando devido ao maior consumo de combustíveis. Mas não enxergo esse aumento, por ora, como uma melhora saudável ou sustentável — vide que alguns Estados ainda lutam para manter as pessoas em isolamento e podem tomar medidas mais enérgicas nesse sentido.

Olhando os números friamente, o fato é positivo para a PETR4 e demais companhias da cadeia do petróleo, como o setor de distribuição de combustíveis.

Porém, seguimos atentos aos desdobramentos da COVID-19 e sem comemorar o avanço até aqui. Estamos posicionados em algumas ações do setor no Nord Dividendos e no Nord Deep Value.


Compartilhar este artigo
por Matheus Amaral
em 20/05/2020 para Nord Insights

Iniciou sua carreira como auditor e consultor na Ernst & Young, onde permaneceu por cinco anos.

Receba nosso conteúdo GRATUITO!