O que realmente importa

O vai e vem do mercado é pura distração.

Por uma mensagem perene

Saudações.

Hoje vou sair do script: esta newsletter não falará sobre os sinais e ruídos que, acredito, assolarão os mercados nesta sexta-feira. Certamente você recebe outros conteúdos de mercado que, em maior ou menor medida, se propõem a transmitir essa mensagem.

Ousarei, então, fazer diferente. E o motivo não poderia ser mais nobre: se insisto sistematicamente que a tentativa de identificar os rumos de curto prazo do mercado - e, tanto pior, tentar ganhar dinheiro com isso - é vã, ocupemo-nos então de algo mais produtivo.

Dê-me a chance de transmitir, por meio dessas linhas mal escritas, alguma mensagem cuja relevância extrapole as 18 horas de hoje. Que estas palavras sejam perenes.

Aliás, perenidade é a palavra-chave do que está por vir.


A grama a crescer

Quero lhe propor que faça algo extremamente simples. Abra o homebroker e compre Taesa - TAEE11. A quantidade fica a seu critério, mas ficaria perfeitamente confortável com algo da ordem de 10 por cento do total de seus investimentos em ações - quiçá mais.

Feito isto, desligue o homebroker e vá fazer algo de prazeroso. Brinque com seus filhos ou filhas; leia um romance; sente-se confortavelmente no jardim e assista à grama a crescer. Você já fez o que precisava fazer.

Tenha, assim, um feliz 2019 de paz e prosperidade.

A paz virá do incomparável privilégio de se dormir bem, com a consciência de que seu dinheiro está investido em uma empresa sólida. A prosperidade virá de seus recorrentes e crescentes dividendos, que hão de seguir caindo na conta da sua corretora ao ritmo de um bom relógio suíço. Tic-tac.

Acredite: se você apenas receber os dividendos e reinvesti-los, já vai longe. Muito longe.

E há quem insista em fazer do ato de investir um bicho de sete cabeças. A quem convém?



_____________________________________________________________

Una o melhor da renda fixa com investimentos sólidos em bolsa aproveitando o pacote Nord Advisor. Bruce Barbosa e Marilia Fontes podem assessorá-lo em seus investimentos em uma condição muito especial, por tempo limitado.

QUERO A AJUDA DA NORD EM MEUS INVESTIMENTOS

_____________________________________________________________


Rococó


Mas já aviso: não espere por qualquer zunzunzum de fórum, com sujeitos de reputação desconhecida escrevendo em caixa alta frases com dezoito pontos de exclamação, profetizando que Taesa “vai bombar”, projetando objetivos gráficos com Fibonaccis e outras bruxarias que não servem para rigorosamente nada.

Você não precisa de nada disto.

Contrariando qualquer expectativa, nós humanos odiamos a simplicidade. Gostamos de fazer tudo difícil, rebuscado, cheio de rococós. Somos todos barrocos, em alguma medida.

Ocorre que, com empresas pagando dividendos equivalentes a yields da ordem de 10 por cento ao ano, é imperativo tê-las antes de qualquer coisa.

Eu disse 10 por cento, em um país cuja taxa básica segue e seguirá na casa dos 6 por um bom tempo.

Perto disso, todo o resto é detalhe.


Eles passarão; nós, passarinhos

Da mesma estirpe de TAEE11 há várias outras, que estou paulatinamente apresentando aos assinantes do Nord Dividendos. Já são seis, e outras mais estão chegando.

E dá para montar uma carteira de ações inteira só de empresas assim - libertar-se de uma vez por todas das descargas desnecessárias de adrenalina e cortisol inerentes a qualquer tentativa vã de adivinhar o próximo tweet de Trump ou soluço de Powell.

Eles passarão; nós, passarinhos - com ninhos cheios de ativos que nos proverão renda e tranquilidade.

É bom o bastante para você? Então confira as outras recomendações.

Em observância à ICVM 598, declaro que as recomendações constantes no presente relatório de análise refletem única e exclusivamente minhas opiniões pessoais e foram elaboradas de forma independente e autônoma.

Compartilhar este artigo
por Ricardo Schweitzer
em 21/12/2018 para Nord Insights

Possui 12 anos de experiência no mercado financeiro. Antes de fundar a Nord Research passou Adviser Asset, Fundação CEEE, Sicredi Asset, Votorantim Corretora e Empiricus Research. Formou-se economista pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Receba nosso conteúdo GRATUITO!