O Bravo Urso Branco virou Urso Pooh

Ontem os olhos do mercado estavam voltados para um evento: O discurso de Jay Powell.

Ontem os olhos do mercado estavam voltados para um evento: O discurso de Jay Powell.

Ele nada mais é que o presidente do Federal Reserve, o banco central mais importante do mundo.

O esperado, em uma economia com sinais de potencial aquecimento, era a continuidade do discurso de sempre: a continuidade do ciclo de aumento de juros.

Em outubro, inclusive, enfatizou isso publicamente, apontando que caminho para o fim do ciclo ainda poderia estar longe.

Mas, ontem, vimos algo diferente. Powell acordou mais mansinho. Digno de um urso Pooh.

Disse exatamente o contrário do que apontou em outubro, alegando que poderia estar perto um eventual fim de ciclo, com o juro chegando próximo ao neutro -- aquele nível de taxa de juros no qual a economia não acelera, nem desacelera.

Talvez tenha trocado algumas palavras com Trump antes da reunião, acalmando sua sede por aumentos de juros.

Seja como for, o Fed decide a taxa de juros base no mês que vem.

Até lá, talvez tenhamos mais indicações de qual versão (Urso Branco ou Pooh) Powell e o comitê pretendem carregar para 2019.

Enquanto o Urso Branco não volta, os mercados festejam -- até porque menos juro lá significa menos estresse para os emergentes.

E a festa começou ontem, foi um festival de bolsas para cima, juros para baixo e moedas apreciando... um verdadeiro show.

Mas para você, investidor, seja urso Branco ou Pooh está na hora de se posicionar. Temos ótimas oportunidades para você no Nord Wealth dessa semana, não deixe de conferir!

Em observância à ICVM 598, declaro que as recomendações constantes no presente relatório de análise refletem única e exclusivamente minhas opiniões pessoais e foram elaboradas de forma independente e autônoma.

Compartilhar este artigo
por Luiz Felippo
em 29/11/2018 para Nord Insights

Iniciou sua carreira num projeto de renda fixa do Insper com o BTG Pactual. Posteriormente atuou na área de pesquisa econômica internacional do Itaú Asset Management e foi analista de Renda Fixa da Empiricus Research. Formou-se Economista no Insper.

Receba nosso conteúdo GRATUITO!