Movida – Ebitda +48 por cento

Estávamos apreensivos após Localiza (RENT3) divulgar queda na margem em gestão de frotas (GTF) e maior depreciação em seminovos. Comentamos, neste espaço, em 24 de outubro.

Mas, Movida (MOVI3) nos surpreendeu. Deu uma aula de crescimento com significativa evolução operacional e está entregando mais do que o mercado esperava.

Os números são impressionantes – e simples de entender. Movida compra mais carros (a frota aumentou +24 por cento), coloca os carros para serem alugados e rouba mercado das locadoras pequenas.

Esta dinâmica gerou receita crescendo +57 por cento, Ebitda +48 por cento e Lucros +52 por cento, desconsiderando a nova norma IFRS 16 (que aumenta o Ebitda).

A receita de RAC (aluguel de carros, +17 por cento) cresceu com uma maior frota operacional e com aumento da tarifa média. Enquanto em GTF (gestão de frotas, +36 por cento), o crescimento da frota veio acompanhado de um ticket médio menor.

Com 6 novas lojas, carros mais novos e um mix melhor (carros mais vendáveis), Seminovos (receita +93 por cento) cresceu tanto em volume de vendas, quanto em preço médio.

Vender carros não é como as locadoras ganham dinheiro, mas é de onde elas podem perder. Com frotas enormes (110 mil carros), comprar e vender é central para o negócio.

Colhendo os benefícios do crescimento, que dilui custos, todos os segmentos apresentaram evolução de margem Ebitda. No RAC foram +2,2 p.p., em GTF +4,6 p.p. e em Seminovos +5,5 p.p., que finalmente está próximo de deixar a ser a pedra no sapato de MOVI e atingir o ponto de equilíbrio.

Por fim, o gráfico mais importante da bolsa:

ROIC (Rentabilidade sobre o capital investido). Fonte: Movida.

O ROIC de MOVI continua alto e estável, enquanto o custo do capital (dívida) continua caindo com o CDI.

Maravilhosa combinação para o acionista – grande criação de valor para o investidor.

Mesmo subindo +82 por cento em 2019, o resultado de MOVI cresce mais rapidamente do que as ações. MOVI ainda negocia a 10x Ebitda e 19x lucros.

Crescimento rápido e alta criação de valor é o que mais gostamos no ANTI-Trader (AT). Mas, ao contrário de Movida, o AT cresceu rápido demais e fechamos o produto para novos assinantes.

Tem interesse? Veja com o Edu no WhatsApp (11-93087-1103) se ele consegue uma vaguinha para você.


Abraço,

Rafael Ragazi.



Em observância ao Artigo 22 da Instrução CVM nº 598/2018, a Nord Research esclarece que oferece produtos contendo recomendações de investimento pautadas por diferentes estratégias e/ou elaborados por diferentes Analistas. Dessa forma, é possível que um mesmo valor mobiliário encontre recomendações distintas em diferentes produtos por nós oferecidos. As indicações do presente Relatório de Análise, portanto, devem ser sempre consideradas no contexto da estratégia que o norteia.


Compartilhar este artigo
por Rafael Ragazi
em 07/11/2019 para Nord Insights

Iniciou sua carreira como Analista na Investor Consulting Partners (assessoria especializada em M&A e finanças corporativas).Posteriormente, foi Gerente de Novos Negócios na Wise Up|Somos Educação (enquanto investida da Tarpon Investimentos) e Sócio responsável pela área comercial e membro do comitê de investimentos da Luminus Capital Management.

Receba nosso conteúdo GRATUITO!