Minhas certezas para 2019

Meus pensamentos, hoje, estão voltados àqueles que não chegaram até aqui

Puxeta final

Chegamos ao último pregão do ano em clima de apaziguamento nas bolsas mundo afora: mercados europeus operam em alta e tendência é que movimento se estenda ao lado de cá do Atlântico.

Investidores remanescentes têm atenções voltadas às tensões entre China e EUA e aos riscos de um menor crescimento global. Localmente, predominam as pautas reformistas do novo governo que se aproxima.

Hoje é dia de puxeta nas posições dos fundos: gestores têm, nesta sessão, a última oportunidades de enfeitar-se para a foto de fim de ano - foto esta que define as taxas de performance que terão direito a amealhar. Não leve, portanto, muito a sério os preços de mercado.

Os que não chegaram aqui

Você terá que me desculpar, mas faço parte da parcela da população que, ante a iminência do fim de mais um ciclo, se põe a reflexões um tanto melancólicas.

Meus pensamentos, hoje, estão voltados àqueles que não chegaram até aqui: ainda que este tenha sido um ano cujo saldo final é positivo para os mercados, não foram poucas as idas e vindas ao longo do caminho. Da mesma forma, um bom punhado de teses sofreu reveses que pegaram os mais incautos de calças nas mãos.

Não hão de ser poucos os que, por conta disso, restaram vitimados ao longo do percurso: da mesma forma que sempre há certa nobreza, por parte dos vivos, em prestar algum tributo aos mortos, reservo hoje parte do meu dia para pensar naqueles que, em 2018, enfrentaram a ruína de seus investimentos.


_____________________________________________________________

Una o melhor da renda fixa com investimentos sólidos em bolsa aproveitando o pacote Nord Advisor. Bruce Barbosa e Marilia Fontes podem assessorá-lo em seus investimentos em uma condição muito especial, por tempo limitado.

QUERO A AJUDA DA NORD EM MEUS INVESTIMENTOS

_____________________________________________________________


Alta temporada

Penso, especialmente, naqueles que não consegui alcançar. Mercado em alta significa ganância mais em alta ainda e, em tempos de franca proliferação de autoproclamados “gurus”, as ofertas de estratégias infalíveis de dinheiro fácil têm alta temporada.

Um dia, a conta chega - sempre chega. Não antes que uma nova safra de gatunos ceife precocemente uma promissora safra de investidores que, traumatizados, sairão por aí falando, ressentidos, que o mercado é um cassino e que a venda de assinaturas é um fim e não um meio.

Se você continua vivo, se você continua aí, considere-se sempre parte de uma minoria privilegiada; uma minoria que não somente acordou para a necessidade de fazer algo pelo próprio patrimônio, mas também que adquiriu a consciência de que manter-se vivo no jogo é a prioridade número um para chegar a algum lugar.


Apenas começamos

Não posso terminar esta mensagem sem agradecer a todos que acompanharam a Nord Research em seus primeiros passos. À esta época, há um ano, não existíamos sequer no plano das ideias. Hoje, não poderia estar mais orgulhoso do caminho que trilhamos e do bom combate que travamos.

Um novo ano se aproxima e, com ele, quatro certezas:

A primeira é de que 2019 - tal qual 2018, 2017 e rigorosamente todos os anos anteriores - trará sabores e dissabores para seus investimentos; que o mercado escolherá, de tempos em tempos, novas manias e novas infindáveis fontes de preocupação.

A segunda é que toda uma indústria fará do possível e do impossível para fazer você crer que viver cada pulsação do mercado é necessário para chegar a algum lugar: há uma guerra permanente pela sua atenção - e, obviamente, recursos.

A terceira é que, no fundo, isso tudo é uma bobagem: a capacidade de não somente sobreviver, mas prosperar, depende e dependerá da disposição de poucos e bons em olhar para além dos ruídos da turba e focar no que realmente importa - é essa a mensagem do pontificado a que nos propomos, aqui, Bruce no seu Investidor de Valor, Marilia no seu Renda Fixa PRO, Luiz e Renato no Nord Wealth e este que mui humildemente vos fala no Nord Dividendos e no Valor Extremo.

A quarta e última certeza é que seguiremos aqui. Porque, em um mundo em constante mudança, clamamos por um punhado de coisas permanentes.

Um excelente 2019 para você, repleto de realizações nas mais diversas frentes, é meu mais sincero desejo.

Em observância à ICVM 598, declaro que as recomendações constantes no presente relatório de análise refletem única e exclusivamente minhas opiniões pessoais e foram elaboradas de forma independente e autônoma.

Compartilhar este artigo
por Ricardo Schweitzer
em 28/12/2018 para Nord Insights

Possui 12 anos de experiência no mercado financeiro. Antes de fundar a Nord Research passou Adviser Asset, Fundação CEEE, Sicredi Asset, Votorantim Corretora e Empiricus Research. Formou-se economista pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Receba nosso conteúdo GRATUITO!