LCAM: Vale a pena participar da oferta?

E recebi milhares de e-mails com a mesma pergunta sobre Unidas (LCAM3). Vamos lá.

E recebi milhares de e-mails com a mesma pergunta sobre Unidas (LCAM3). Vamos lá.

Sim. Vale a pena participar. Mas o preço, provavelmente, será parecido com o preço de mercado.

As reservas vão até o dia 11-12-18 – fale com sua corretora.

O que é uma oferta? Simples, a empresa emite ações para fazer investimentos ou dar saída para um investidor. No caso de Unidas (LCAM3), as duas coisas.

Mas este ponto é desimportante. O importante na oferta é sempre o preço. O preço!! O PREÇO.

Normalmente, as empresas dão ao acionista a vantagem de entrar na oferta e, a oferta possui um preço mais interessante que o preço de mercado.

Normalmente, as ofertas saem -10 por cento abaixo do preço de tela (preço de mercado – a tela é seu homebroker).

Mas LCAM é diferentona.

LCAM é desejada há tempos por investidores que não podem comprar suas ações. Não faz nenhum sentido, mas os fundos grandes não podem comprar ações boas e baratas porque sua liquidez é baixa.

Percebe como você tem uma enorme vantagem sobre esses caras?

E é justamente este ponto que LCAM deseja resolver com a oferta: aumentar a liquidez das ações para permitir que os fundos grandes comprem.

Faz muito tempo que a companhia anuncia esta oferta, que deveria ser feita ao redor de 35 reais, mas as ações lutavam para subir até lá – ainda hoje estão em 34,40 reais.

E o preço da oferta será definido em bookbuilding – basicamente a empresa faz um “leilão” e pergunta aos grandes investidores: “quanto você paga?”.

Concluindo, sim, vale a pena participar da oferta. Mas, segundo a empresa, o preço, provavelmente, será parecido com o preço de mercado.

É interessante participar definindo um preço máximo menor que o preço de mercado - em caso de a oferta saia abaixo.

Mas nem eu, nem a empresa e nem ninguém tem ideia de que preço é esse. As reservas vão até o dia 11-12-18 – fale com sua corretora.

Nós, no Investidor de Valor, estamos dando cavalinho de pau. Após meses de espera, LCAM finalmente, começou a acelerar – e a companhia tem gasolina para ir longe, muito longe.

Conversando com os gestores na semana passada, saímos ainda mais otimistas. E vamos comentar muito mais no Investidor de Valor desta quinta feira.

Em observância à ICVM 598, declaro que as recomendações constantes no presente relatório de análise refletem única e exclusivamente minhas opiniões pessoais e foram elaboradas de forma independente e autônoma.

Assuntos relacionados
Compartilhar este artigo
por Bruce Barbosa
em 04/12/2018 para Nord Insights

Possui 15 anos de experiência no mercado financeiro. Antes de fundar a Nord Research passou pelo BNP Paribas, HSBC e Empiricus Research. Formado em Engenharia de Produção pela USP e possui um MBA pela New York University.

Receba nosso conteúdo GRATUITO!