LCAM: sentindo os primeiros impactos da quarentena

Na noite de ontem (20/05), a Unidas (LCAM3) divulgou seus resultados referentes ao 1T20 e apresentou uma queda de -3,5 por cento no seu lucro em relação ao 1T19. A receita da companhia cresceu +18 por cento e seu Ebitda cresceu +8 por cento.


ROIC Spread. Fonte: Unidas.


Por conta da COVID-19, a implantação de novos contratos na Terceirização de Frotas (GTF) foi atrasada, a ocupação da frota e o ticket médio caíram no segmento de Aluguel de Veículos (RAC), e em Seminovos a venda de veículos foi 20 por cento menor do que a programada pela empresa. Tais impactos “custaram” cerca de 42 milhões de reais na receita da Unidas no trimestre.


Ainda assim, houve expansão de receita em todos os segmentos: +37 por cento no RAC, +4 por cento no GTF e +17 por cento em Seminovos. A principal causa da redução nos lucros foi a conservadora decisão da companhia de aumentar (+46 por cento) a depreciação dos veículos de RAC.

Já o Ebitda cresceu +38 por cento no RAC, +4 por cento no GTF e caiu -132 por cento em Seminovos. A queda de -5,1 p.p. na margem Ebitda consolidada é explicada pela maior exposição ao segmento de RAC (que possui margens menores do que de GTF) e a queda na rentabilidade de Seminovos (com menor exposição a vendas no canal de varejo, que possui maiores margens).


Sem os efeitos não recorrentes da COVID-19, a companhia estima que seu lucro teria sido de aproximadamente 100 milhões de reais, o que resultaria em um crescimento de 21 por cento em relação ao 1T19.


Dados operacionais Abr/20. Fonte: Unidas.


A empresa também divulgou alguns dados operacionais preliminares e não auditados referentes ao mês de abril, e o principal destaque positivo foi a grande resiliência na operação de GTF  que representa 51 por cento da receita total de locação e apresentou margens estáveis mesmo com a crise.


Endividamento. Fonte: Unidas.


Ainda que diante de um cenário bastante desafiador para seus negócios, a Unidas apresentou sólidos resultados e possui uma posição de caixa bastante confortável para enfrentar esta crise.


A empresa sofre no curto prazo, mas ainda mantém ótimas perspectivas de crescimento no longo prazo. LCAM continua sendo uma das queridinhas do Investidor de Valor.


Hoje ao meio-dia a empresa realizará sua teleconferência de resultados, na qual estaremos presentes. No próximo relatório, que sai na semana que vem, comentaremos em detalhes sobre o resultado e as perspectivas da companhia para os próximos meses.


Assuntos relacionados
Compartilhar este artigo
por Rafael Ragazi
em 21/05/2020 para Nord Insights

Iniciou sua carreira como Analista na Investor Consulting Partners (assessoria especializada em M&A e finanças corporativas).Posteriormente, foi Gerente de Novos Negócios na Wise Up|Somos Educação (enquanto investida da Tarpon Investimentos) e Sócio responsável pela área comercial e membro do comitê de investimentos da Luminus Capital Management.

Receba nosso conteúdo GRATUITO!