Fique Longe das Empresas de Proteína

As ações bombaram e a carne é fraca, mas nada mudou com as empresas a longo prazo.

Os frigoríficos estão voando na bolsa este ano. São as maiores altas do índice, de longe:

Fonte: Bloomberg.

O que aconteceu com JBS (JBSS3), BRF (BRFS3), Marfrig (MRFG3) e Minerva (BEEF3)?

Simples. A gripe suína na China obrigou os produtores a matar, praticamente, metade dos porcos daquele país.

Sim, foi um evento de proporções bíblicas. Resultado: preço da proteína (porco, boi e frango) subiu globalmente ao redor de +20 a +30 por cento.

E o país mais populoso do mundo está se vendo obrigado a abrir suas fronteiras para a proteína brasileira (a importação da China dobrou em 2019).

O auge da crise deverá ser alcançado só no primeiro semestre de 2020.

O país já encoraja a criação de porcos e cria porcos "do tamanho de ursos polares" para mitigar a crise.

Mas, veja bem, o preço da proteína ESTÁ alto e a probabilidade é que volte a cair para patamares mais "normais" assim que a China normalizar sua produção.

Apesar de estarem na crista da onda, as empresas brasileiras de proteína continuam sendo negócios ruins:

ROE (retorno sobre patrimônio). Fonte: Bloomberg.

Olhando o ROE das empresas, somente JBS consegue um ROE interessante atualmente, mas seu ROE "normal" é muito mais ao redor de 5 por cento que dos 14 por cento atuais.

As rentabilidades históricas das outras empresas é tão ruim que não faz sentido comentar.

Os bancos e corretoras correm para recomendar compra das ações, mas nós continuamos (muito) tranquilos com nossa estratégia de investimentos – não corremos atrás da última novidade ou de um benefício passageiro.

E, lembrando que temos muitas histórias de problemas com a Lava Jato (Carne Fraca) em diversas das companhias do setor.

No Investidor de Valor, continuamos fora do oba-oba nas proteínas. Somos altamente conservadores com seu patrimônio. Procuramos, apenas, boas empresas com resultados consistentes.




Em observância ao Artigo 22 da Instrução CVM nº 598/2018, a Nord Research esclarece que oferece produtos contendo recomendações de investimento pautadas por diferentes estratégias e/ou elaborados por diferentes Analistas. Dessa forma, é possível que um mesmo valor mobiliário encontre recomendações distintas em diferentes produtos por nós oferecidos. As indicações do presente Relatório de Análise, portanto, devem ser sempre consideradas no contexto da estratégia que o norteia.


Assuntos relacionados
Compartilhar este artigo
por Bruce Barbosa
em 26/11/2019 para Nord Insights

Possui 16 anos de experiência no mercado financeiro. Antes de fundar a Nord Research passou pelo BNP Paribas, HSBC e Empiricus Research. Formado em Engenharia de Produção pela USP e possui um MBA pela New York University.

Receba nosso conteúdo GRATUITO!