Expectativas - sempre elas

Nosso tradicional Relatório Focus traz novamente algumas alterações nas expectativas dos economistas para esse ano e o próximo.

Nosso tradicional Relatório Focus traz novamente algumas alterações nas expectativas dos economistas para esse ano e o próximo.

Na semana passada, vimos as reduções nas estimativas para a Selic de 8 por cento para 7,75 – veja mais aqui.

 Hoje é a vez das expectativas para o PIB e inflação, ambas reduzidas: o crescimento econômico neste ano recuou de 1,36 por cento para 1,32. Ainda difícil dizer se é  reflexo dos resultados de sexta, quando foi liberado o PIB do terceiro trimestre.

O crescimento fraco desse ano ainda parece não ter contaminado 2019, onde as expectativas seguem 2,53 por cento. Pode ser só o começo, uma vez que, fazendo as reformas, podemos crescer bem mais que isso – o que ajudaria a bolsa no geral.

Por ora, contudo, o crescimento fraco pouco elimina a gigantesca ociosidade da economia. E, em um cenário desses, a inflação deve continuar surpreendendo para baixo.

As expectativas para o IPCA de 2018 e 2019 mostram exatamente isso, sendo revisadas novamente para baixo -- ficando em 3,89 e 4,11 por cento respectivamente.Sem ascensão dos preços, o BC deve continuar prolongando o tempo de juro baixo.

Esse cenário cria oportunidades fantásticas na renda fixa, e o Nord Wealth traz para você as melhores oportunidades nos títulos públicos.

Em observância à ICVM 598, declaro que as recomendações constantes no presente relatório de análise refletem única e exclusivamente minhas opiniões pessoais e foram elaboradas de forma independente e autônoma.

Assuntos relacionados
Compartilhar este artigo
por Luiz Felippo
em 03/12/2018 para Nord Insights

Iniciou sua carreira num projeto de renda fixa do Insper com o BTG Pactual. Posteriormente atuou na área de pesquisa econômica internacional do Itaú Asset Management e foi analista de Renda Fixa da Empiricus Research. Formou-se Economista no Insper.

Receba nosso conteúdo GRATUITO!