Escolha um veículo versátil

Rally dos Sertões

Imagine que você está pensando em trocar seu carro e, mais recentemente, adotou um novo hobby: fazer o Rally dos Sertões.


Você segue tão obstinado que, quando o assunto é automóvel, todos os seus pensamentos e leituras buscam confirmar aquela ideia preconcebida. Você decide, então, comprar uma belezinha destas abaixo.


Imagem de um carro "gaiola".


Entretanto, no seu dia a dia, você é um indivíduo da cidade e, como tantos outros, passa mais tempo em trânsito ou com o carro parado em garagens.


O seu tempo de rally é limitado a feriados e a alguns finais de semana, quando vai para o interior de Minas praticar o seu esporte favorito.


A questão é: será que valeria a pena investir tanto dinheiro em um carro que fosse exclusivo para praticar rally e péssimo para trafegar nas cidades?


Não me parece fazer tanto sentido. O ideal seria ter um carro mais versátil possível, com capacidade de andar bem na cidade, mas também fazer rally.


Afinal de contas, na distribuição do seu uso, grande parte do tempo você estará utilizando o veículo em outras funções que não são aquelaespecífica. Parece loucura o que estou dizendo, mas às vezes sinto que as pessoas escolhem fundos de investimento seguindo um raciocínio contrário a esse.

Escolhendo seus gestores


Toda semana, os assinantes do Nord Fundos possuem uma monitoria online comigo. Para quem não conhece, esse é um momento que ficamos ao vivo respondendo qualquer tipo de questionamento que eles possam ter.


Novos fundos, perguntas sobre os nossos gestores, posicionamento, alocação da carteira… é um verdadeiro vale-tudo. Ademais, sempre aparecem perguntas do tipo: “Luiz, qual dos nossos fundos está mais alocado no exterior para que eu invista?”; “Qual está mais alocado na bolsa?"; e assim por diante.


Minha impressão é que, muitas vezes, os investidores buscam escolher gestores por questões temáticas que estão “quentes” no momento – como investimento no exterior, queda de juros, entre outras.  


Fazer isso seria escolher um carro que é exclusivo para rally, mas que não tem a menor condição de sobreviver em uma cidade. Teria dificuldades para estacionar, mudar de faixa, usar garagens etc.


Por essa lógica, com as bolsas na máxima, talvez devêssemos buscar gestores de multimercado que fossem “especialistas” em capturar ciclos de altas de juros – afinal, deve ser esse o próximo grande movimento de política monetária à frente.


Porém, não é assim que trabalhamos, até porque não faz sentido. Uma vez que acabar aquele movimento, o que faremos? Venderemos e buscaremos outro “especialista”? Isso não existe!


Não buscamos aqueles que são melhores para apostar em algum movimento específico, afinal, os ciclos mudam e os gestores precisam se adaptar.


Queremos aqueles que possuem processos de investimentos robustos e equipes fortes para serem capazes de buscar ganhar dinheiro no mercado – seja na bolsa, nos juros, no câmbio, no exterior… não importa.


É isso que nos gerará mais retornos de longo prazo, não acertamos os investimentos “da hora”.


É por isso que um dos pontos que sempre avaliamos por aqui é a distribuição de resultado por mercado, justamente para entender se não estamos comprando um gestor que só ganha dinheiro em um único mercado ou tendência.


E você? Será que não está comprando um gestor igual aos carros de rally?

Venha conosco


A escolha de um fundo de investimento é um passo importante e, como tal, deve ser levado a sério. Não podemos confiar nosso patrimônio a qualquer dica aleatória ou ranking visto na internet. O seu dinheiro vale mais do que isso.


Assim como em qualquer outro ativo (Ações, Renda Fixa, FIIS), existe muito estudo envolvido para encontrar as melhores oportunidades.


Nunca será somente algum dado de retorno ou algo que vemos na cota. Também não será apenas uma microentrevista que nos convence a investir.


O trabalho por aqui é extensivo, com muita análise quantitativa e qualitativa para chegarmos naqueles que consideramos os melhores.


Eu dedico meus dias aqui na Nord a conversar com os melhores gestores do Brasil e, entre eles, buscar os excepcionais para investir o meu e o seu dinheiro.


Esse é o meu trabalho. Convido todos a conhecer este mundo maravilhoso dos fundos de investimento comigo, no Nord Fundos.


Abraços


Compartilhar este artigo
por Luiz Felippo
em 26/01/2021 para Nord Insights

Iniciou sua carreira num projeto de renda fixa do Insper com o BTG Pactual. Posteriormente atuou na área de pesquisa econômica internacional do Itaú Asset Management e foi analista de Renda Fixa da Empiricus Research. Formou-se Economista no Insper.

Receba nosso conteúdo GRATUITO!