Duas más notícias para o investidor de fundos

Tudo pelo bem dos cotistas. #sqn

“O sucesso é um professor perverso. Ele seduz as pessoas inteligentes e as faz pensar que jamais vão cair."

BIll Gates


Concorrência? Sim! No meu parquinho? Não!


Ontem, logo pela manhã, me surpreendi com mensagens de WhatsApp de dois gestores de ações.


Dois caras bem grandes, que captaram vários bilhões este ano.


O teor da mensagem era:


Olha aí, Renato… o que você falou…

Seguida da imagem da matéria da Adriana Cotias, do Valor Econômico.




Eu já tinha levantado essa bola há algumas semanas no twitter, fruto das minhas conversas com vários outros gestores. Mas talvez isso tenha passado despercebido pela maioria.



Para os clientes da XP que investiram no Equitas Selection, parece que não.



The Move


Geralmente, quando um gestor coloca seu fundo nas plataformas de investimento, ele usa uma estrutura própria de FIC (Fundo de Investimento em Cotas).


Exemplo: Guedes FIC FIA compra as cotas do Guedes Master FIA, que por sua vez compra as ações que o gestor da Guedes Asset escolheu.


Guedes FIC FIA tem milhares de cotistas das corretoras, Guedes Master Fia só tem o Guedes FIC FIA como cotista.


Esse é o jeito mais prático de operacionalizar o dia a dia do fundo.


Quando o Guedes FIC FIA fecha para captação, fecha para todo mundo, gerando um tratamento igualitário para com os clientes.


Era assim que funcionava para a maioria dos fundos até pouco tempo. Até pouco tempo.


Para a corretora é muito mais conveniente que ela mesmo crie o seu FIC e ela invista no fundo do gestor. Guedes Advisory FIC FIA (espelho) investe no Guedes FIC FIA.


E por que isso? Porque ela prende o cara para sempre.


Como está escrito na matéria, eles vão falar que isso facilita a sua vida e garante o espaço no fundo mesmo se ele esteja fechado.


Mas, na verdade, estão se preparando para dois movimentos: portabilidade e fim da exclusividade.


Portabilidade: pela lei, se você comprou o Guedes FIC FIA pela corretora XPTO, você pode migrar sua posição a qualquer momento para a corretora BTW, por exemplo. Basta preencher os documentos e a sua posição é transferida sem que haja a necessidade de fazer o resgate. Mas, via o Guedes Advisory FIC FIA, não. Nesse caso, você está preso.


Fim da exclusividade: está em discussão uma alteração na lei que acaba com a obrigação de um assessor de investimento a ter contrato de distribuição com apenas uma corretora. Sem essa amarra, o assessor da corretora XPTO poderia ter uma parte (ou toda) da sua carteira de clientes migrada para a corretora BTW. Distribuir a seus clientes onde o mercado oferecer as melhores condições.


E essa guerra já começou. Como a competição está mais forte, várias corretoras têm tirado grandes assessores da maior do Brasil.


Como agravante, contratos com grandes escritórios de assessores vencem no início do ano que vem. Motivo pelo qual, um possível IPO foi coincidentemente antecipado.


Fundos como o Equitas, que captaram bilhões via essas plataformas, poderiam facilmente ser migrados para outras. O gestor fica numa sinuca de bico, porque também não quer se indispor com o seu maior cliente.


Não por acaso, esse erro do passado não é mais cometido. Hoje, um fundo novo na plataforma já começa com a estrutura de espelho.


Tudo pelo bem dos cotistas. #sqn


Fica aqui o alerta: caso seja convocada uma assembleia do seu fundo para cisão, compareça e vote não.


Os cotistas quem decidem. Não o administrador.


Não perca, por exemplo, a opção de ter um ótimo fundo como o Equitas na sua carteira com o direito adquirido de poder migrar sua posição a qualquer momento para outro lugar.


SEGUNDA MÁ NOTÍCIA DO DIA


Esta semana mais um fundo de ações anunciou que pode estar próximo do seu fechamento para novas captações: o Moat Capital FIC FIA.


Tive a oportunidade de entrevistar o gestor, Luiz Aranha, que contou, em primeira mão, essa novidade. Além disso, falamos do estilo de gestão agnóstica da casa e de posições não consensuais como Itaú, Cogna, Cielo, Via Varejo e Oi. O papo está muito legal, vale a pena conferir no nosso canal do youtube.

Tenho alertado que ótimos gestores estão cada vez mais próximos de fechar seus fundos. Neste ano tivemos o fechamento do Apex, o comunicado de fechamento de uma estrutura do Brasil Capital e, agora, o anúncio da Moat.


Como eu e o Luiz monitoramos de perto o tamanho dos fundos e seus capacities, imagino que logo logo outros gestores consagrados também fecharão.


Você tem basicamente duas alternativas:


Investir em ações diretamente e contar com a recomendações de um especialista como o Bruce no Investidor de Valor e o Ricardo no Nord Dividendos e Small Caps.


Ou, você pode investir via fundo de um gestor profissional. Fundos que eu e o Luiz garimpamos no Nord Fundos.


Com os juros caminhando para a casa dos 4 por cento, pelo menos um pezinho em bolsa você vai ter que ter.


Outra alternativa você não tem.


#QuemNãoTemBolsaÉLouco


Um abraço,






Em observância ao Artigo 22 da Instrução CVM nº 598/2018, a Nord Research esclarece que oferece produtos contendo recomendações de investimento pautadas por diferentes estratégias e/ou elaborados por diferentes Analistas. Dessa forma, é possível que um mesmo valor mobiliário encontre recomendações distintas em diferentes produtos por nós oferecidos. As indicações do presente Relatório de Análise, portanto, devem ser sempre consideradas no contexto da estratégia que o norteia.


Assuntos relacionados
Compartilhar este artigo
por Renato Breia
em 07/11/2019 para Nord Insights

Possui 14 anos de experiência no mercado financeiro. Antes de fundar a Nord Research passou pela Link Corretora, Galleas Asset, Rico Corretora e foi sócio da Empiricus Research. Formou-se economista pela PUC-SP, tem especialização em Gestão de Fortunas pela Columbia University e é Planejador Financeiro, CFP®.

Receba nosso conteúdo GRATUITO!