Copom é uma rocha!

O Copom publicou hoje a ata da sua reunião que reforçou o tom cauteloso e austero do comunicado.

O Copom publicou hoje a ata da sua reunião que reforçou o tom cauteloso e austero do comunicado.

Por um lado, como ele já havia adiantado no comunicado, o balanço de riscos foi alterado para neutro.

Por outro, um parágrafo que falava sobre manter a flexibilidade para tomar decisão sobre juros nas próximas reuniões foi substituído por uma declaração de que o comitê prefere observar a atividade por mais tempo, e alterações não devem ocorrer no curto prazo.

Além disso, o comitê reforçou que a melhor forma de lidar com a política monetária nesse cenário de incertezas é atuando com cautela, serenidade e perseverança.

Isso tudo me parece uma forma de dizer ao mercado que essa alteração do balanço de riscos foi apenas uma constatação da realidade. E não uma sinalização que teremos quedas a seguir. O BC sabe que o mercado iria ler como sinal verde para cair os juros, e tratou de enterrar essas apostas.

Muito bem feito!

Além disso, foi divulgado hoje o IPCA-15 de março, que subiu 0,54 por cento, enquanto o mercado esperava alta de 0,51.

Apesar da leve surpresa negativa, os núcleos de inflação (que tiram efeitos aberrantes) se mantiveram em níveis bem baixos e confortáveis.

Se a inflação está baixa, e o Copom está cauteloso, qualquer melhora do mercado deve beneficiar bastante os juros longos, que respondem a um menor risco inflacionário. Muito bom para as nossas posições no Renda Fixa PRO!

Em observância à ICVM 598, declaro que as recomendações constantes no presente relatório de análise refletem única e exclusivamente minhas opiniões pessoais e foram elaboradas de forma independente e autônoma.

Compartilhar este artigo
por Marilia Fontes
em 26/03/2019 para Nord Insights

Possui 10 anos de experiência de mercado financeiro. Antes de fundar a Nord Research passou pelas assets do Itaú, Mauá e Kondor, além de analista da renda fixa da Empiricus Research. Formou-se mestre em Economia pelo Insper.

Receba nosso conteúdo GRATUITO!