Buffett: aprendendo e investindo


 

Não é bem do feitio do velhinho falar em “setores”, mesmo assim, ele não resiste a uma boa oportunidade em serviços financeiros.

Geico (seguros), Amex (serviços financeiros), Bancos diversos, ...

O interessante de serviços financeiros são os altos retornos sobre o patrimônio e elevada geração de caixa. Parece que os gestores dos bancos e afins pensam em ROE muito mais que pensam em crescimento.

E isso é maravilhoso para os acionistas.

A ultima tacada do velhinho foi a compra da One97, uma empresa de meios de pagamento na Índia – seu primeiro investimento no subcontinente.

Provavelmente, o velhinho aprendeu com o Apple pay e agora estaria mais animado com meios de pagamento – ainda mais em um país pouco bancarizado como a Índia.

Munger deve estar radiante – ele sempre foi o maior defensor da Berkshire investindo mais ao redor do mundo. Charlie sempre comentou sobre a China, mas, certamente, Índia também estava em seus planos.

O investimento é liderado por Todd Combs, um dos “novatos” gestores da Berkshire – mas lembremos que a BRK também possui o indiano Ajit Jain, superpoderoso chefe das seguradoras da BRK.

Talvez tudo o que faltava para a Berkshire atacar novas geografias era tempo livre de seus gestores. Será que veremos, um dia, Ted Weschler (o outro gestor “novato”) investindo no Brasil? Em Itaú (ITUB4)?

Claro, o investimento na One97 ainda é “pequeno”, pouco mais de 300 milhões de dólares, mas pode ser elevado, claro. Aqui, a maior jogada de Buffett é aprender sobre meios de pagamento.

Mais uma vez o velhinho prova que aprender é o melhor investimento do mundo.

Por essas e outras seguimos de perto o maior investidor de todos os tempos e suas peripécias ao redor do mundo no Investidor de Valor – o melhor caminho entre você e o Value Investing da Berkshire.


Em observância à ICVM 598, declaro que as recomendações constantes no presente relatório de análise refletem única e exclusivamente minhas opiniões pessoais e foram elaboradas de forma independente e autônoma.

Compartilhar este artigo
por Bruce Barbosa
em 28/08/2018 para Nord Insights

Possui 16 anos de experiência no mercado financeiro. Antes de fundar a Nord Research passou pelo BNP Paribas, HSBC e Empiricus Research. Formado em Engenharia de Produção pela USP e possui um MBA pela New York University.

Receba nosso conteúdo GRATUITO!