BTG Pactual aumenta suas taxas

Oportunidade ou sinal de risco?

Depois de ver suas ações caírem 24 por cento após novas delações do Palocci envolverem André Esteves, do BTG Pactual, o banco deu um novo sinal de que está enfrentando dificuldades também na captação de recursos para financiar as suas atividades.


A LCIs, Letras de Crédito Imobiliário isentas de IR, que antes eram emitidas pelo banco com taxas de aproximadamente 91 por cento do CDI para 1 ano, agora estão sendo oferecidas a 105 por cento do CDI para 6 meses. Uma bela alta!


Por essas LCIs serem isentas de IR, esse retorno de 105 por cento equivaleria a um CDB de 6 meses a 135,5 por cento do CDI.


Você não vai encontrar essas taxas no mercado nem para bancos arriscadíssimos que dão prejuízo todo ano.


Oportunidade ou sinal de risco?


Essa não é a primeira vez que o banco passa por esse tipo de turbulência.


Em 2015, quando André Esteves foi de fato preso, o banco também teve queda forte em suas ações, e redução de captação de dinheiro no mercado.


Eles acabaram pegando uma linha de financiamento de emergência com o FGC de cerca de 6 bilhões de reais para que pudessem manter suas atividades.


Muita gente imaginou que naquele ano eles mostrariam prejuízo no balanço, e que não iriam mais se recuperar do golpe.


Mas não foi isso que aconteceu.


O banco obteve lucro recorde, com ROE acima de 20 por cento, e devolveu antecipadamente 2 bilhões do empréstimo com o FGC, mostrando que a recuperação foi tão rápida quanto o declínio.


As operações do banco, embora tenham cerca de um terço vindo de sales and trading, são até que bem diversificadas. E as receitas bem constantes ao longo do tempo.


Várias linhas de negócio não têm nada a ver com o risco do banco, e não se abalariam com o que está acontecendo.



Acho muito difícil que esta crise, em cima de uma delação que já era pública, prejudique o banco mais do que foi prejudicado em 2015.


E sendo que naquele ano ele mostrou uma baita resiliência, acredito que este ano não vá ser muito diferente.


Hora do sniper!


Como investidor, acredito que agora seja a hora de sair da moita e atacar!


Aproveitar-se do momento frágil do banco para investir nesse título de crédito de taxa bem mais alta do que vemos no mercado.


Depois que a captação estabilizar, e os outros investidores perceberem que eles superaram essa crise, as taxas devem retornar ao normal praticado antes.


Essas taxas só vão existir agora.


E a oportunidade está muito mais na renda fixa do que nas ações. A queda das ações em 24 por cento só levou os múltiplos do banco para níveis normais, uma vez que, anteriormente, os preços estavam muito esticados.


Ou seja, mesmo com a queda, as ações não estão uma barganha. O Preço sobre Patrimônio está acima de 2 vezes (2,2). Nível tão alto quanto o do Itaú, que é negociado a 2,7 vezes. Não vale o risco.


Já a LCI do BTG está acima de qualquer LCI encontrada no mercado. Além disso, está acima de qualquer CRA, CRI, CDB, dentre muitos outros.


Assim como esse evento do BTG Pactual, periodicamente vemos eventos como esse no mercado de renda fixa.


Em 2016 investimos em debêntures da Cemig a IPCA + 11 por cento, sendo que essa mesma debênture é negociada hoje a IPCA + 3,5 por cento. Só isso já dá um retorno de 43 por cento!

O nosso famoso IPCA+ 2035 também foi responsável por um retorno de 40 por cento durante 2 anos seguidos!


Dá para ganhar muito dinheiro com essa marcação a mercado, e essa é uma das nossas estratégias preferidas no Renda Fixa PRO.


A renda fixa também pode ser agressiva!


Ela não é retorno baixo e constante. Já conheceu algo assim?



 

Em observância ao Artigo 22 da Instrução CVM nº 598/2018, a Nord Research esclarece que oferece produtos contendo recomendações de investimento pautadas por diferentes estratégias e/ou elaborados por diferentes Analistas. Dessa forma, é possível que um mesmo valor mobiliário encontre recomendações distintas em diferentes produtos por nós oferecidos. As indicações do presente Relatório de Análise, portanto, devem ser sempre consideradas no contexto da estratégia que o norteia.


Assuntos relacionados
Compartilhar este artigo
por Marilia Fontes
em 10/09/2019 para Nord Insights

Possui 11 anos de experiência de mercado financeiro. Antes de fundar a Nord Research passou pelas assets do Itaú, Mauá e Kondor, além de analista da renda fixa da Empiricus Research. Formou-se mestre em Economia pelo Insper.

Receba nosso conteúdo GRATUITO!