BRSR: ajuste ainda mais duro

Em agosto, eu comentei sobre o Plano de Desligamento Voluntário que o Banrisul (BRSR6) estava tratando com os sindicatos locais. Pois bem, na nota usei como exemplo o último PDV feito em 2018, ao qual 555 funcionários aderiram e também mostrei como era composta a estrutura de custos do banco.


A proposta atual, apresentada ontem aos sindicatos, pretende abranger 1.500 funcionários, que é 2,5 vezes maior que o último plano, e representa 15 por cento do total de funcionários na folha de pagamentos.


Em uma conta grosseira, o PDV de 2018 representou uma saída de 5 por cento de funcionários. Por sua vez, em 2019, a economia nas despesas de pessoal foi de 4 por cento não que o efeito seja totalmente reflexo do plano, mas houve contribuição clara.


Se o plano de 2020 obtiver boa aderência, podemos esperar uma economia entre 10 a 15 por cento nas despesas de pessoal para 2021, o que contribuirá para uma melhor lucratividade.


BRSR6 negocia a 0,6 vezes seu valor patrimonial para 2021 e entrega um ROE de 13 por cento durante a crise que, em tempos normais, costuma ser 16 por cento em média. Gostamos desse tipo de oportunidade no Nord Small Caps.


Compartilhar este artigo
por Matheus Amaral
em 15/09/2020 para Nord Insights

Especialista em finanças e mercado de capitais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), atuou como auditor de fundos de investimento e consultor em instrumentos financeiros na Ernst & Young por 5 anos. Após, integrou a equipe de equity research da Toro Investimentos. Ingressou na Nord Research em outubro de 2019, como parte do time do Nord Deep Value.

Receba nosso conteúdo GRATUITO!