A história do mercado financeiro tem nome e sobrenome

Uma ótima reportagem do Financial Times, trazido pelo Valor de hoje, comenta sobre a derrocada de Bill Gross – a lenda da gestão de Renda Fixa global.

Uma ótima reportagem do Financial Times, trazido pelo Valor de hoje, comenta sobre a derrocada de Bill Gross – a lenda da gestão de Renda Fixa global.

Fundos são a paixão do Breia e a Renda Fixa (que não é fixa) é maravilhosamente tocada pela Marilia.

Mas o autor comenta que (até) Warren Buffett, o maior investidor de todos os tempos, está com retornos decrescentes nos últimos anos – se aproximando do índice S&P500.

Nem preciso dizer que a visão é míope e ignora o que faz o bom velhinho em seu escritório em Omaha.

Ao mesmo tempo que Buffett continua batendo seus índices de referencia (gerindo uma montanha de 500 bilhões de dólares), outros Value Investors sofrem há anos com as altas contínuas do mercado americano.

O Value Investing é maravilhoso para comprar barato. Anos e anos de boom são (normalmente) péssimos para os muquiranas Investidores de Valor.

E Buffett já viu este filme, já teve o mesmo problema que seus seguidores em meados de 1969, quando a bolsa estava em lua-de mel com a economia dos EUA e o velhinho se viu sem lugares interessantes para investir seus milhões.

Sem ter onde alocar capital, Buffett devolveu o dinheiro de seus investidores (que provavelmente reclamavam da performance por algum pequeno período – ossos do ofício).

Em seguida, mais uma tacada genial. Buffett se tornou o proprietário da Berkshire Hathaway, adaptou sua estratégia, e continuou sua longa história de geração de valor (multiplicação de dinheiro).

Poucos a conhecem, mas a história de Buffett é longa (ele tem 88 anos) e extremamente esclarecedora para os investidores, leigos e profissionais.

E, aguardando a divulgação de sua carta anual, montamos uma série de relatórios que comentará os "porquês" e os "comos" da história do bom velhinho – única e exclusivamente no Investidor de Valor.

Em observância à ICVM 598, declaro que as recomendações constantes no presente relatório de análise refletem única e exclusivamente minhas opiniões pessoais e foram elaboradas de forma independente e autônoma.

Compartilhar este artigo
por Bruce Barbosa
em 11/02/2019 para Nord Insights

Possui 16 anos de experiência no mercado financeiro. Antes de fundar a Nord Research passou pelo BNP Paribas, HSBC e Empiricus Research. Formado em Engenharia de Produção pela USP e possui um MBA pela New York University.

Receba nosso conteúdo GRATUITO!