Como simular seu ganho no Tesouro Direto?


Em um dos meus artigos passados, falei sobre o poder da gestão ativa e de como ganhar rentabilidade de dois dígitos com renda fixa, mesmo com a Selic em 6,5 por cento.

Hoje, vou ensinar o próximo passo: como simular o quanto você ganharia ou perderia com um título, dada uma variação na sua taxa de mercado.

Imagine que você comprou uma LTN (Tesouro Prefixado) com vencimento em 2021 no dia 5 de junho, por uma taxa de 8,91 por cento, e um preço de R$ 802,93.

Quanto será que você ganharia se, depois de 1 mês, a taxa de mercado (a que aparece nesta página) desse mesmo título caísse para 8 por cento?

A conta não seria tão difícil, mas tem uma forma facílima de responder essa pergunta rápido: trata-se da Calculadora Cetip Trader!

Entrando no site da calculadora, você encontrará o seguinte menu:

Agora basta selecionar “Títulos Públicos” e, na barra do título, escolher a LTN 2021.

Na barra da data, colocamos a semana que vem (12/06/2018), e no seletor “Taxa/PU” escolhemos “PU” (pois queremos saber o preço unitário), e depois digitamos “8%”.

O resultado seriam 821,45 reais. Ou seja, um ganho de 2,30 por cento na semana, enquanto o CDI do período é de aproximadamente 0,098 por cento.

Nada mal, não é mesmo?

Essa calculadora funciona também para NTN-Bs e NTN-Fs, que pagam cupom. O cálculo “na mão” acaba sendo mais complicado, e essa ferramenta economiza um bom tempo para quem ainda não tem suas planilhas montadas.

Saber o quanto se pode ganhar ou perder é crucial para entender o seu nível de aversão ao risco.

Se a possibilidade de perder 2,3 por cento te deixa sem sono, significa que você teria que ter muito pouco deste título para não arriscar demais o seu patrimônio.

Se essa perda não significa nada pra você, e você está animado com a possibilidade de ganho, então poderia aumentar o risco neste título caso fosse um bom momento de mercado para fazê-lo.

Ter essa sensibilidade evita dores de cabeça, e dá tranquilidade para passar por um período turbulento de mercado – como o atual – sem a ansiedade de querer zerar a posição.

Espero ter te ajudado a conhecer mais uma ferramenta simplificadora para seus investimentos.

Um grande abraço,

Compartilhar este artigo
por Marilia Fontes
em 07/06/2018 para A Dama de Aço

Possui 10 anos de experiência de mercado financeiro. Antes de fundar a Nord Research passou pelas assets do Itaú, Mauá e Kondor, além de analista da renda fixa da Empiricus Research. Formou-se mestre em Economia pelo Insper.

Receba nosso conteúdo GRATUITO!